Desenvolver um diagnóstico do nível de maturidade organizacional é muito importante para entender as necessidades do setor e definir as estratégias para a evolução das práticas de Gestão de Pessoas e, assim, ter colaboradores mais satisfeitos e motivados a gerar melhores resultados para a empresa.
A partir do Modelo de Maturidade de Capacidade de Pessoas ou People Capability Maturity Model, desenvolvido em 1995 pelos pesquisadores Bill Curtis, William Hefley e Sally Miller, é possível nivelar a evolução dos RHs em cinco categorias: Inicial, Gerenciado, Definido, Previsível e Otimizado.
Essas categorias de maturidade não estão relacionadas ao tempo ou ao porte do RH, mas sim às características e à taxa de sucesso das ações de gestão de pessoas dentro da organização.
Entenda melhor cada uma delas:
Nível inicial:
Também chamado de ‘estágio zero’, o nível inicial de maturidade diz respeito às empresas que não possuem estratégias e práticas de gestão de pessoas. Dessa forma, o RH realiza suas atividades de maneira informal e não estratégica, pois não há o mapeamento das ações a serem executadas e dos objetivos a serem alcançados.
Os principais gaps dessa categoria são:
- Falhas na comunicação;
- Atividades realizadas sem objetivos;
- Ações que não entregam nada além do básico;
- Problemas na aceitação de mudanças;
- Ausência de treinamentos, atividades de desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores;
- Equipes sem envolvimento.
Nível gerenciado:
Essa segunda categoria diz respeito aos RHs que já possuem algumas práticas de gestão de pessoas, mas ainda de forma inicial. Sendo assim, os problemas começam a ser mapeados, entretanto, as soluções ainda não estão sendo desenvolvidas. Nesse estágio, eleva-se o foco em treinamentos para os líderes e no desenvolvimento dos colaboradores.
Os principais problemas do RH em estágio gerenciado são:
- Poucos feedbacks;
- Equipe pouco engajada;
- Soluções de médio prazo;
- Falta de integração entre os setores;
- Distrações no ambiente de trabalho.
Nível definido:
Os RHs que se encontram nesse estágio são aqueles que já possuem atividades básicas de gestão de pessoas implementadas. Sendo assim, o foco atual da área é desenvolver um novo olhar sobre a construção e o fortalecimento de uma cultura de crescimento na organização.
As preocupações do momento estão voltadas para garantir um ambiente de trabalho mais saudável, elevar o engajamento e a motivação das pessoas e executar atividades de reconhecimento e integração dos times. Além disso, o RH também assume a responsabilidade de mapear as competências e promover ações de desenvolvimento profissional para os colaboradores.
Conheça as principais demandas do nível definido:
- Desenvolvimento de carreiras;
- Fortalecimento de práticas de gestão;
- Alinhamento da gestão de pessoas de acordo com os objetivos da empresa;
- Estímulo à participação e engajamento dos colaboradores.
Nível Previsível:
Nesse nível de maturidade, a empresa já trabalha com metodologias próprias e padronizadas. Os colaboradores já conhecem com profundidade os objetivos das ações de gestão de pessoas, os quais estão alinhados com as metas estratégicas da empresa.
Além disso, o RH na categoria previsível atua com dados e indicadores integrados aos setores da organização e planejam suas ações com foco no benefício da empresa como um todo, desconstruindo a ideia de setorização e promovendo a integração das áreas.
Os principais gaps desse estágio são:
- Uso de ferramentas de People Analytics;
- Planejamento de treinamentos através de dados e indicadores;
- Fortalecimento dos grupos;
- Desenvolvimento de mentores para aconselhar e incentivar o time.
Nível otimizado:
Essa é a última fase de maturidade do RH. Nela, a empresa já consolidou as práticas de gestão de pessoas, compreendeu as tendências de evolução, atuou com base em dados, testou métodos e, agora, está focada na sua melhoria contínua.
Nesse estágio, o RH já é visto como um aliado fundamental para o sucesso das equipes e da organização como um todo e tem como objetivo manter seu desempenho a nível de excelência. As atividades do RH na fase otimizada visam planejar novas ações de melhoria e identificar possíveis lacunas no desenvolvimento dos times.
E então, com base nessas descrições, em qual nível de maturidade o RH da sua empresa se encontra?
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