Você já parou para refletir sobre como o estresse pode estar afetando o desempenho profissional dos seus colaboradores?
Segundo levantamento realizado pela International Stress Management Association (ISMA), o Brasil é o segundo país com maior índice de estresse relacionado ao trabalho e essa condição chega a impactar em média 72% dos profissionais do país.
Colaboradores com elevados níveis de estresse no cotidiano possuem uma grande queda em relação à produtividade e engajamento quando comparados a profissionais que possuem rotinas mais saudáveis e equilibradas. Sendo assim, para garantir uma melhor performance e desempenho, é fundamental saber gerenciar o estresse e elevar a qualidade de vida e o bem-estar no cotidiano profissional.
Por isso, separamos algumas estratégias interessantes para ajudar você nessa missão.
Vamos lá?
1- Organização do tempo e das demandas:
Saber planejar e gerenciar o seu tempo e as atividades que precisam ser executadas é o ponto de partida para uma rotina mais organizada e menos estressante. Para isso, experimente criar uma lista de demandas diárias ou semanais, estabelecendo ordem de prioridade e urgência para cada uma. Dessa forma, você terá uma visão mais ampla do que precisa ser feito e poderá administrar seu tempo de forma mais assertiva.
2- Pratique o ‘mindfulness’:
Mindfulness, ou atenção plena, é uma técnica de meditação que contribui com a redução dos níveis de estresse e ansiedade e melhora a concentração e a produtividade no cotidiano. Experimente dedicar alguns minutos do seu dia para praticar atividades que focam no corpo, na sua respiração, e que permitam a fluidez dos pensamentos.
3- Faça pausas ao longo do dia:
Realizar pequenas pausas durante a rotina é uma estratégia importante para recarregar as energias e reduzir o estresse. Aproveite esses respiros para tomar um café, dar uma caminhada, ouvir uma música bacana, ou qualquer outra atividade que proporcione bem-estar.
4- Saiba estabelecer limites:
Impor limites e aprender a dizer não são atitudes importantes para ter mais controle sobre o seu tempo e suas demandas e alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Para isso, evite levar atividades do trabalho para fazer em casa, respeite os seus horários de descanso e tente se desligar dos grupos e redes sociais da empresa fora do seu expediente.
5- Construa bons relacionamentos no ambiente de trabalho:
Ter uma boa rede e cultivar amizades no âmbito profissional são coisas muito importantes para ajudar a aliviar o estresse e ter uma rotina de trabalho mais leve e agradável. Através desses vínculos, é possível compartilhar ideias, receber apoio, ter mais colaboratividade nas atividades, e muito mais.
E aí, gostou das sugestões?
Gerenciar o estresse é essencial para manter a alta performance. Coloque as estratégias em ação e tenha uma rotina de trabalho mais saudável e equilibrada.
E se você tiver mais alguma boa prática para ajudar nessa missão, conta pra gente nos comentários!